FORMAÇÃO PIONEIRA EM TANATOPRAXIA, TANATOESTÉTICA E DISSECÇÃO

FORMAÇÃO PIONEIRA EM TANATOPRAXIA, TANATOESTÉTICA E DISSECÇÃO


Depois de muitos anos dedicados pela ANEL a que fosse criado um curso com base académica na área, acaba de ser anunciado o Curso Técnico Superior Profissional de Tanatopraxia, Tantoestética e Dissecção, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

A fase única de candidaturas abriu no dia 27 de outubro, sendo que a plataforma aceita candidaturas até dia 3 de novembro. O CTeSP em Tanatopraxia, Tanatoestética e Dissecção é uma formação inovadora e pioneira na área de Serviços e Cuidados Fúnebres em Portugal. Pretendemos formar técnicos especializados com competências específicas na realização de procedimentos no âmbito da tanatopraxia, tanatoestética, embalsamento e dissecção. Tem uma forte componente prática, o que levará a uma qualificação diferenciada e especializada para os trabalhadores deste setor.

Além de poderem prosseguir para o mercado de trabalho, os diplomados deste ciclo de estudos terão a possibilidade de prosseguir para a Licenciatura de Ciências Biomédicas e Laboratoriais. Estes estudantes irão aceder através de um contingente especial, com possibilidade de equivalência a determinadas unidades curriculares. A tanatopraxia é a área que trata da conservação, higienização, embalsamento e restauro de um cadáver. A tanatoestética trata a aparência do corpo para a sua manutenção durante as cerimónias fúnebres.