FORMAÇÂO PROFISSIONAL À MEDIDA: PARA CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE TRABALHO

FORMAÇÂO PROFISSIONAL À MEDIDA: PARA CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE TRABALHO


A ANEL tem adotado, desde a sua fundação, um perfil sempre inovador no que diz respeito à formação profissional e, após várias solicitações dos associados, foi decidido aproveitar as novas tecnologias (e-learning síncrono) para promover uma reciclagem de conhecimentos e, simultaneamente, dar cumprimento às regras do código de trabalho.

Este novo ciclo que vamos iniciar destina-se a todos os responsáveis técnicos, agentes funerários e operadores de agência funerária pretendendo divulgar todas as alterações legislativas, técnico-operacionais, segurança social e regalias, etc.

Comprometida com o desenvolvimento sustentável futuro, a ANEL tem agora novos desafios de gestão e organizativos. Com uma visão global do setor funerário diferente, em mutação (nem sempre para melhor), pretende ver acentuados as dimensões e os valores fundamentais que deverão marcar a vida das empresas e o desenvolvimento do setor.

Ao nível da formação, a Direção da ANEL está convicta que se entrou numa nova etapa e o futuro será em organizar formações “à medida” e especificamente direcionadas para “públicos-alvo” localizados em regiões mais pequenas e com menor número de formandos. Todavia, cientes que o custo dessa formação não será mais elevado, continua a ser o objetivo principal manter a qualidade dos conteúdos que são lecionados.

No âmbito do Código do Trabalho, a formação profissional assenta no dever de o empregador assegurar ao trabalhador o direito individual à formação, mas também no dever de o trabalhador de participar, de modo diligente, nas ações de formação que lhe forem proporcionadas.

O objetivo da formação contínua é promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, tendo em vista melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e a competitividade da empresa. Este dever de formação profissional do empregador concretiza-se no dever de formação contínua.

Os empresários do setor têm oportunidade de proporcionar mais formação aos seus colaboradores com uma gestão inteligente de recursos humanos atenta e competente, beneficiando de imediato, do potencial que cada um vai desenvolver no dia a dia, ao seu serviço. O foco será procurar a excelência operacional dos seus processos e a valorização permanente do capital humano e assim, obter retornos imediatos.

Durante o próximo mês serão divulgados todos os detalhes da formação, conteúdos, formadores envolvidos e custos.