JÁ SE ENCONTRA ONLINE NOVO PROJETO DE MEMÓRIAS VIRTUAIS

JÁ SE ENCONTRA ONLINE NOVO PROJETO DE MEMÓRIAS VIRTUAIS


Desde o início de maio, está online o site www.inmemorium.pt, um projeto de memoriais virtuais em português com muitas inovações. Longe de um projeto grandioso, a In Memorium surge pela vontade de um pequeno grupo, que sentiu a necessidade de criar algo que fosse especialmente vocacionado para preservar a memória da vida de quem já partiu.

Ao iniciar o seu desenvolvimento, a parceria com uma empresa já existente surgiu como a melhor e mais ágil forma de lançar este serviço no nosso país. Ainda assim, foi necessário mais de um ano de trabalho e muita reflexão antes da decisão de avançar ser finalmente tomada. Por um lado, os países do Sul da Europa são tradicionalmente bastante conservadores no que respeita à forma de lidar com o luto e com as recordações dos seus antepassados. Por outro, e Portugal em particular, são muito recetivos a novas tecnologias e rápidos a aprender como utilizar as mesmas de forma eficiente e criativa.

A vontade de “fazer” acabou por prevalecer, em consonância com as palavras do poeta “o tempo e a maré não esperam por ninguém”. Por outro lado, não há como negar que as novas tecnologias e em particular o mundo digital, vêm ocupando uma parcela cada vez maior das nossas vidas, permitindo-nos aceder de forma imediata e fácil a todo o tipo de bens e serviços. 

Conscientes de que nenhuma indústria se pode permitir não acompanhar os tempos, esta é a nossa contribuição, esperando que possa ser bem aceite por todos os intervenientes na mesma, em particular pelas agências funerárias que são obviamente a face mais visível e o ponto de contacto com o cliente. Considerando o contexto particular em que vivemos, a enfrentar uma situação de pandemia sem precedentes para qualquer pessoa das atuais gerações, a possibilidade de rápida adaptação a novas situações torna-se ainda mais premente, e a flexibilidade das plataformas digitais oferece oportunidades únicas neste domínio.

Este projeto tem como missão durar muitas vidas, de forma a levar as memórias a futuras gerações. Conscientes de que estamos a começar, sabemos que existe muito para aprender e agradecemos desde já a todos os que nos ajudaram com o seu conhecimento e experiência e a outros que seguramente o farão no futuro. Da nossa parte, esperamos poder trabalhar com todos em ambiente de cooperação e dentro das melhores práticas e princípios éticos defendidos pela ANEL e por outras associações do setor, no sentido de proporcionar aos clientes um serviço adequado e de qualidade.